O rotax-BMW é um motor muito bom. As cabeças são projetadas no modelo das K (as quatro cilindros), o tempo particular faz com que o movimento dos pistões seja paralelo e não alternado como acontece geralmente nos bicilíndricos (mas as explosões não são "contemporâneas", precisamente). Para contornar o problema das fortes vibrações causadas por uma arquitetura semelhante, a BMW pensou em interpor entre as duas bielas uma falsa biela que simula um movimento alternado. O resultado é surpreendente: um motor que gira suave e redondo, mas que dá, desde o primeiro instante, a nítida sensação de ter sob o rabo um "verdadeiro" motor BMW, que não tem nada a invejar nem ao boxer clássico da casa bávara, nem aos quatro cilindros que são (hoje junto com os seis cilindros) o topo dos motores BMW. É verdade que se trata de um meio termo entre o rotax 804 e um motor K cortado ao meio, mas como muitas vezes acontece com os bastardos, é forte e dócil para domar. Em outras palavras, é um motor resistente e muito agradável de conduzir.
As prestações são de todo o respeito e a bondade do quadro torna as F800, tanto as enduro como as de estrada, competitivas mesmo em relação a concorrentes muito mais potentes.
Em quarenta e cinco anos passados com a bunda numa moto nunca possuí uma motocicleta que não tivesse algum defeito e também a F800 tem alguns defeitos, mas são defeitos insignificantes se comparados à bondade do produto.
Quanto ao facto de as BMW serem caras em virtude da marca, permitam-me discordar. É uma lenda urbana: uma moto de qualquer outra marca que monte componentes do mesmo nível das BMW custa tanto quanto. A manutenção de uma BMW não é mais cara do que a das outras motos e as peças sobressalentes custam um olho da cara, exatamente como as peças sobressalentes das outras motos, sejam italianas, inglesas, japonesas ou americanas.
Se quer uma BMW porque está escrito BMW em cima, não compre uma F800, compre em vez disso uma R1200GS (que é aquela que todos desejam e se a tem todos a invejam), assim no bar fará mais boa figura, mas se quer uma BMW de enduro porque é essa a moto que gosta e que deseja, a F800GS (assim como a F700GS, que de qualquer forma é sempre 800 de cilindrada, é apenas um pouco mais "estradista" e um pouco menos potente) é uma das melhores escolhas que pode fazer. Pensa que as honda ou as kawasaki, só para dar um exemplo, são piores que as BMW? Engana-se, são todas ótimas motos. Aliás, as japonesas são até mais confiáveis.
Mas no fundo são apenas motocicletas, são pedaços de ferro e de plástico e servem para viver uma paixão... não importa como quer viver a sua paixão, o que conta é que a vive com o meio e da forma que mais lhe agrada.