BMW F800 Forum banner

Motor Rotax...confiar?

58K views 84 replies 15 participants last post by  Gsxf65  
#1 ·
Olá a todos, pretendo comprar uma f800 gs mas estou um pouco hesitante sobre o facto de montar um motor Rotax e não BMW. Como não o conheço, gostaria de pedir a vocês, proprietários, uma avaliação deste motor. Ele se sai bem? É confiável? Gostaria de ter certeza do que estou comprando, pois de qualquer forma pagaria pela marca BMW (muito cara) para ter uma moto que não é 100% bmw... Obrigado...ciao!!

#2 ·
O facto de ter um motor Rotax foi uma das razões pelas quais o comprei.... Sempre gostei deles desde os tempos dos 125... De qualquer forma, é a Rotax que o faz, mas o projeto é da BMW, o motor é bom, há uma série de defeitos típicos da moto que, no entanto, foram amplamente eliminados e você também pode encontrar soluções neste fórum... Cada moto tem defeitos e esta não é exceção....;) Se você gosta e se sente melhor do que com as suas anteriores, compre-a, estas motos compram-se com a barriga, não com a cabeça....

#5 ·
O rotax-BMW é um motor muito bom. As cabeças são projetadas no modelo das K (as quatro cilindros), o tempo particular faz com que o movimento dos pistões seja paralelo e não alternado como acontece geralmente nos bicilíndricos (mas as explosões não são "contemporâneas", precisamente). Para contornar o problema das fortes vibrações causadas por uma arquitetura semelhante, a BMW pensou em interpor entre as duas bielas uma falsa biela que simula um movimento alternado. O resultado é surpreendente: um motor que gira suave e redondo, mas que dá, desde o primeiro instante, a nítida sensação de ter sob o rabo um "verdadeiro" motor BMW, que não tem nada a invejar nem ao boxer clássico da casa bávara, nem aos quatro cilindros que são (hoje junto com os seis cilindros) o topo dos motores BMW. É verdade que se trata de um meio termo entre o rotax 804 e um motor K cortado ao meio, mas como muitas vezes acontece com os bastardos, é forte e dócil para domar. Em outras palavras, é um motor resistente e muito agradável de conduzir.
As prestações são de todo o respeito e a bondade do quadro torna as F800, tanto as enduro como as de estrada, competitivas mesmo em relação a concorrentes muito mais potentes.
Em quarenta e cinco anos passados com a bunda numa moto nunca possuí uma motocicleta que não tivesse algum defeito e também a F800 tem alguns defeitos, mas são defeitos insignificantes se comparados à bondade do produto.
Quanto ao facto de as BMW serem caras em virtude da marca, permitam-me discordar. É uma lenda urbana: uma moto de qualquer outra marca que monte componentes do mesmo nível das BMW custa tanto quanto. A manutenção de uma BMW não é mais cara do que a das outras motos e as peças sobressalentes custam um olho da cara, exatamente como as peças sobressalentes das outras motos, sejam italianas, inglesas, japonesas ou americanas.
Se quer uma BMW porque está escrito BMW em cima, não compre uma F800, compre em vez disso uma R1200GS (que é aquela que todos desejam e se a tem todos a invejam), assim no bar fará mais boa figura, mas se quer uma BMW de enduro porque é essa a moto que gosta e que deseja, a F800GS (assim como a F700GS, que de qualquer forma é sempre 800 de cilindrada, é apenas um pouco mais "estradista" e um pouco menos potente) é uma das melhores escolhas que pode fazer. Pensa que as honda ou as kawasaki, só para dar um exemplo, são piores que as BMW? Engana-se, são todas ótimas motos. Aliás, as japonesas são até mais confiáveis.
Mas no fundo são apenas motocicletas, são pedaços de ferro e de plástico e servem para viver uma paixão... não importa como quer viver a sua paixão, o que conta é que a vive com o meio e da forma que mais lhe agrada.

#6 ·
Eu tentei um pouco de off-road, embora pouco, com a minha Transalp. Então, eu tentei casualmente uma R 1200 GS de um amigo e fiquei entusiasmado, então pensei que era hora de experimentar uma BMW, talvez sempre focada no off-road para matar dois coelhos com uma cajadada só, e a 800 pareceu-me a melhor solução. Esta é a razão do meu interesse por este modelo. Eu tinha dúvidas sobre o motor Rotax porque, nunca tendo tido um, eu não sabia que a BMW confiava a esta empresa austríaca a produção de motores para usar na série F, e eu queria saber um pouco mais. Obrigado pela resposta completa.

#7 ·
A Rotax é uma das casas de motores mais renomadas do mundo, que há cerca de meio século constrói motores que equipam motos, veículos para neve, para água e até aviões. A confiabilidade de seus motores é proverbial, mas não é apenas um motor que faz uma boa moto, e a BMW soube combinar as qualidades da Rotax com uma ciclística de respeito. A F800GS é certamente a mais off-road das várias GS, juntamente com a pequena G650GS Sertao (que é equipada com um monocilíndrico construído pela Loncin, um gigante da indústria automobilística chinesa). Eu possuí uma R80GS há cerca de vinte e cinco anos, troquei a suspensão dianteira e o amortecedor (sempre com Marzocchi, mas com maior curso), para colocar um pé no chão eu tinha que me sentar na sela com a coxa, eu fazia off-road e pronto, e ficava atrás das KTM 250 2T que eram igualmente potentes, mas pesavam a metade. A coisa surpreendente daquele monstro com um enorme bloco de motor de ferro fundido era a agilidade, mesmo nos percursos mais acidentados. Eu o mantive por muito pouco tempo pela simples razão de que quando eu acabava no chão (coisa inevitável se você faz off-road) eu era obrigado a esperar alguém me ajudar a levantar a moto porque sozinho, na lama e nas pedras eu simplesmente não conseguia. Se você pretende fazer off-road, provavelmente vai querer fazer algumas modificações na suspensão dianteira, e aqui no fórum tem gente que pode te dar as indicações certas... Não precisa gastar dois mil euros em uma suspensão dianteira completa, basta substituir as molas e adicionar alguns espaçadores para torná-la um pouco mais rígida e evitar que ela chegue ao fim do curso nos piores buracos. Estou convencido de que se suas intenções são fazer off-road amador e ao mesmo tempo se conceder um passeio ou uma viagem na estrada, a F800GS é uma das melhores motos que servem para o caso. ... depois tem as KTM (cujos motores agora são construídos por eles mesmos, mas por coincidência também derivam dos Rotax), mas se você se dirigir à KTM, a menos que pegue aquele carro de combate da Adventure 1190, você deve escolher entre motos muito mais específicas.

• Like
Reactions: Alex Pisoni
#8 ·
Lorenzo, não gostarias de te tornar um sport tourer? Vamos trocar, dás-me a Transalp (e um acerto) e eu dou-te uma K1300S com todos os acessórios possíveis e imagináveis. :nod:

#9 ·
Não tem desempenho assustador (a menos que Andrea tenha passado por lá)
Se você quer um desempenho assustador, você tem que comprar uma S1000RR ou uma F4 ou outra fera com quase duzentos burros de corrida (nota do editor) dentro do motor. Confie em mim, nem mesmo o melhor mapa do mundo transformará a F800 em um monstro de potência, mas o que ela tem é suficiente. ... Eu não. Quando criança, me diziam: "Guido, muito mais, muito mais". [uhoh]

#10 ·
Eu me lembro dos motores Rotax da Aprilia... eram as 125 mais potentes da época e também na Tuareg 600 o mono Rotax era mais potente na época... De qualquer forma, se ele experimentou a 1200 e gostou, não quer dizer que a 800 vai agradá-lo da mesma forma... Não são a mesma moto, mesmo que compartilhem a inscrição GS e o logotipo da BMW... A moto deve ser experimentada e com base no uso que você faz dela, considere também a F700, ela é mais voltada para a estrada, o motor menos potente ainda é um monstro em comparação com a Transalp e mesmo tendo 10 cv a menos que a 800, até 5500 rpm ela é mais potente, oferecendo um motor mais utilizável no uso comum...

#14 ·
Com a nc750x (para mim é uma moto fantástica, também estava indeciso se a pegava meses atrás) você não faz offroad, é praticamente uma estrada pura, nem um bloco no pneu [:)]

ps: cuidado que o feeling entre as f800 e as bmw boxer é muito diferente, não me refiro a como se pilota porque não posso testemunhar, mas como motor... o boxer quando passa pelo som dá aquela boa sensação de potência, um bom barulho grave... as f800 (todas, r, s, st gs) estão entre as motos mais silenciosas que existem.

Ontem também saí com um amigo ducatista, e ele repetiu 5-6 vezes "caz.. não te ouve com essa moto..."

O motor em si é muito elástico, mesmo eu que sou inexperiente posso dizer que é um brinquedo e realmente maleável como motor, perdoa tudo, praticamente todas as marchas (inclusive quinta e sexta) você pode usar de 2000 rotações para cima sem problemas, e ainda tem uma ótima garra, 85cv não são poucos!

#15 ·
Concordo com os posts anteriores.... Tive a F800, um excelente motor, consumos irrisórios de gasolina e óleo; Claro que se quiser mais potência e binário passa para o boxer - como eu fiz passando da F800ST para a R1200R, outra coisa a começar pelo equilíbrio e pelo conforto de marcha... Para fora de estrada, depende do que quer fazer, para mim (e não só eu...) a GieSsina é melhor que a 1200.

#16 ·
É preciso definir offroad [:D] De qualquer forma, é uma moto que sabe ser apreciada, você pode fazer de tudo com ela, é ágil na cidade, prática e divertida para passeios de um dia, boa para férias, custos de gestão contidos, e também faz offroad. Claro que a qualidade de alguns componentes, e sua calibração, deixam a desejar, você encontra o limite da moto bem rápido, e então abrirá a carteira para as modificações necessárias [sure]. De qualquer forma, offroad com maxi enduro não é offroad com uma moto cross, e nem com um monocilíndrico grande, mas hoje não vejo bicilíndricos melhores no mercado. A menos que você pegue um usado, como KTM 990 ou 950, com os quais você terá que encontrar o compromisso para fazer o resto. Às vezes me pergunto se não vale a pena ter duas motos... mas então eu olho para ela, e o fato de fazer tudo com a mesma moto me agrada e me faz esquecer o resto. Se isso não é ammmor... [:I][:I][:I] Sobre o motor... o meu ainda está como a mamãe fez, e posso te dizer que a 2000 rotações, em 2ª marcha, sobe em qualquer lugar, basta acelerar e empurra. Então, se você é daqueles que usa a moto para arar a terra ou atirar pedras em todos os lugares, basta mantê-la em par e é espetacular. E quando você encontrar o limite e quiser um pouco mais de vitamina, leia este fórum e com certeza encontrará todas as informações que precisa. Pessoalmente, dei prioridade às suspensões e a outros cuidados muito mais necessários (visto que a carteira tem sofrido uma dieta drástica ultimamente, tenho que fazer as coisas com calma), agora tenho que resolver alguns probleminhas [sure][uhoh][sure][uhoh], e por isso a vitamina ainda tem que esperar [B)][B)] Para constar, quase 50.000 km e o motor está terminando a rodagem [bow]

#18 ·
Para dizer outra coisa sobre lgolfera... Se você olhar para a carteira, o consumo está me deixando de boca aberta... Na cidade/urbano estou em torno de 20 km/l, mas as poucas voltas que consegui dar em extra, com uma condução ALEGRE, puxando e indo rápido o suficiente, te deixam de queixo caído... A moto faz cerca de 25 km/l me divertindo! (ontem me divertir = ir para as montanhas com curvas fechadas, acelerações contínuas e pequenos tiros até 120-130... 200 km percorridos, saí com o tanque cheio e nem estou na metade agora)

#22 ·
Ecco perfetto...come se la cava piuttosto in città in mezzo al traffico o fra viuzze piccole come quelle romane??
A nível de motor posso te tranquilizar porque mesmo em baixas rotações é super dócil e progressivo, zero liga/desliga, mesmo as marchas altas retomam a partir de 1500-2000rpm, então você não precisa ficar trocando a cada 3 segundos, etc.
Quanto ao resto, não posso te dizer, eu tenho uma S, a GS é obviamente uma moto totalmente diferente mesmo tendo o mesmo motor. Mas eu diria para ficar tranquilo, pois existem centenas de GS1200 circulando na cidade, então a 800 com 100kg a menos é com certeza um passeio (então, na minha opinião, é mais uma das absurdidades do fenômeno da moda, mas se as pessoas fazem isso, e 80% são motoristas de domingo que pegam a 1200 só para se mostrar bonitos e com dinheiro nos 10 km entre casa e trabalho... então significa que não é difícil de dirigir)

#21 ·
Eu adiciono o meu, De ex-proprietário de f800s e atual proprietário de r1200gs
Como motor, o boxer de duplo comando é espetacular, mas se você quer ter uma moto para todas as ocasiões, talvez eu começasse pela f800gs.
Eu com a 1200 me aventurei em breves off e, enfim, a moto vai bem, mas dimensões e peso devem sempre ser levados em consideração, e se por acaso a estrada de terra se transformar em uma trilha, talvez você consiga se virar com a 800, com a 1200 é preciso ver...
Antes de pegá-la, porém, eu tentaria experimentá-la porque, em comparação com a 1200, o motor é outra coisa.
Eu também lamento ter dado o meu pegaso 650 com mono rotax, no off-road havia o que se divertir, com certeza aquela moto e aquele motor me deram alguma reflexão.

#25 ·
De que ano é o seu S? Os de 2007-8 têm muito on-off....
A minha, que foi produzida em 2006, mas com uma cor que só apareceu em 2007, importada pela BMW Itália em 2009 e comprada em 2010 (resumindo, demoraram quatro anos para construí-la e vendê-la [lol]), não tinha absolutamente o on-off de que muitos reclamam.

#24 ·
A GS 1200 na cidade (eu estou em Roma) é usada, mas ainda é menos manobrável que uma R1200R ou uma F800GS, digo isso com conhecimento de causa por ter tido as últimas 2 como motos substitutas quando deixei a GS para a revisão
Então os estacionamentos e as manobras para entrar e sair não são um passeio, a menos que você vá a um bar com estacionamento amplo e plano (que por esse motivo estaria cheio de GS de qualquer maneira)
A coisa que eu aprecio muito na GS 1200 na cidade, mas também fora dela, é a Esa, com paralelepípedos e buracos você coloca em conforto e vai ...

#26 ·
No que diz respeito às GS (todas) na cidade, se você conseguir colocar os pés no chão, ou seja, se não for um anão como eu, com o guidão largo e uma manobrabilidade insuspeita, dadas as dimensões, são fáceis de conduzir como uma Vespa.

#27 ·
Uhhhhhhh, quantas histórias sobre a altura!!!! Kit de molas progressivas mais curtas - 5 cm, um par de botas com truque +2 cm e uma pessoa como eu, com 1,68 cm, toca com toda a planta do pé, INCLUSIVE com uma F800GS[:D]... De qualquer forma, deixando de lado as discussões sobre alturas diferentes, a F800GS é uma ótima moto... para viajar (se você colocar o assento confortável, é ainda melhor), para escalar em qualquer lugar, e mesmo em marchas altas ela perdoa muito, e quem diz isso é alguém que não sabe andar de moto[:)]

#28 ·
uhhhhhhhhhh quantas histórias sobre a altura!!!! kit de molas progressivas mais curtas - 5 cm um par de botas com truque +2 cm e alguém como eu com 1,68 cm toca com toda a sola do pé TAMBÉM com uma F800GS...
eu com a R80GS tinha enfrentado o problema de forma mais drástica: visto que já era alta como saiu da fábrica (mas ainda conseguia usá-la) pensei que valia a pena montar marzocchi de competição e levantá-la mais dez centímetros. se não encontrasse uma calçada era dddramático! [uhoh]