BMW F800 Forum banner

Diferenças entre F800 com e sem computador

14K views 47 replies 20 participants last post by  Enrico_Caputo  
#1 ·
Se você deseja instalar um instrumento com computador (n. marchas, temperatura da água e nível de combustível), você deve fazer outras modificações (e caras) na moto. Alguém já fez essa modificação, ou sabe como fazer a modificação?

#5 ·
Pode-se muito bem passar sem isso, a moto anda igual.
Basicamente, você tem razão.

As informações que você tem a mais são poucas e não são essenciais.

Claro que, se você as tem, é melhor, mas mesmo que não as tenha, não é um drama.

Eu acho que para fazer a modificação é preciso trocar a ferramenta e, com os preços da BMW, são dores.

#6 ·
Eu sei perfeitamente que a moto funciona igualmente bem e que talvez tenha menos problemas de eletrónica do que a equipada com computador. Mas eu sou assim. Explico, desmontei a moto, visto o tempo inclemente, e também naveguei no site RealOEM e num cd que comprei no ebay, e notei que não há grandes diferenças de instalação entre as duas versões. Desmontei a instrumentação e notei depois de abrir as conchas que sob a metade obscurecida está o display inteiro com os símbolos usados para o computador. DÚVIDA!!!!!!!::::
1) É possível reprogramar a centralina?
2) É necessário adicionar/substituir sensores?????
3) Vários e eventuais?????
4) Custo da modificação.

#8 ·
Desmontei a instrumentação e notei, depois de abrir as conchas, que sob a metade obscurecida está o display inteiro com os símbolos usados para o computador. DÚVIDA!!!!!!!::::
Eu também tinha notado isso e tive as mesmas dúvidas que você. (não tendo o computador de bordo...) Antes de perceber que a instrumentação sob a capa era a mesma, perguntei sobre a modificação ao revendedor que me disse que era preciso trocar tudo e que a despesa era impraticável. No próximo serviço, vou perguntar novamente, insistindo um pouco mais!!! Ciao VittoST

#7 ·
Não sei nada de certo, vou por instinto. Acredito que, por economia de escala, as motos com e sem computador são absolutamente idênticas. Provavelmente, trata-se apenas de adicionar uma EPROM e reprogramar a que já está contida no instrumento. Só que, ao que me consta, a BMW não o faz, por política comercial.

Repito: é apenas uma impressão minha, não tenho nenhuma confirmação.

#17 ·
Eu tenho o computador de bordo, e ai de quem o tocar.
Para dizer a verdade, lamento não ter colocado o sensor de pressão dos pneus.
Com uma moto dessas não se pode dispensar o computador!
Caramba, como eu fiz por 52.000 Km sem computador de bordo???? AJUDA......[lol]

#12 ·
Esta é a resposta do chefe da oficina BMW:

...para o computador de bordo, infelizmente não é tão fácil. É preciso trocar o painel de instrumentos completo porque é diferente, é preciso trocar o bloco de comandos e, por fim, é preciso trocar também a centralina do motor...

Será verdade?

Olá

VittoST

#13 ·
Na minha opinião, o quadro é igual com alguns detalhes diferentes e a centralina no máximo só precisa ser reprogramada... Mas eles preferem trocar tudo, até o chassi... Para o bloco com os botões, bem, esse é diferente, você não pode colocar os botões se não tiver os buracos...

#14 ·
Tenho medo de mecânicos/vendedores de peças. Explico-me melhor, é fácil roubar dinheiro, o difícil é usar o engenho (esse é um verdadeiro mecânico). O bloco deve ser trocado, claro que precisa do botão para as configurações, a instrumentação também tem um código diferente....... mas a centralina tem apenas um código, verifique no realoem para acreditar.

#24 ·
Desculpem pessoal, mas que informações vocês têm além da hora e dos km totais se não tiverem computador de bordo???
Há contadores parciais?:confused:

#25 ·
Falta o nível de combustível (só temos a luz de reserva), falta o indicador da temperatura da água (acho que acende uma luz de alarme genérica), falta o contador de marchas e acho que o computador de bordo para os vários tipos de consumo (por segundo, por metro, por ano, etc. etc.) [lol]

#26 ·
Falta o nível de combustível (só temos a luz de reserva), falta o indicador de temperatura da água (acho que uma luz de alarme genérica acende), falta o contador de marchas e acho que o computador de bordo para os vários tipos de consumo (por segundo, por metro, por ano, etc. etc.)[lol]
Obrigado dibo231! Mas uma coisa eu não entendi...: as viagens parciais existem ou não?:confused:

#29 ·
Encontrei uma instrumentação de uma R1200R com computador. Não resisti, montei-a no lugar da minha que não tinha computador. Incrível, ao contrário de muitas cassandras, tudo funciona e sem montar nenhum sensor extra, exceto o da temperatura, cuja tomada está localizada à esquerda sob o farol dianteiro. Só tem um defeito, diz-me erro ASA, entendo que as F800 não são equipadas com ASA. Tenho que remover este sinal de erro, é possível? Se sim, como?

#31 ·
O conta-marchas também funciona, montei o novo comando esquerdo do guiador para selecionar as várias opções do computador e tudo funciona. A propósito, se abrir completamente o comando esquerdo, perceberá que existem todos os botões sob os círculos impressos no plástico e todos funcionam, além do do computador, à sua direita existe um que ativa os 4 piscas. Eu sei que já os temos, mas quer fazer tudo com um só dedo! Depois, ao lado do comando das luzes, existe outro interruptor que não entendi bem o que comanda. A concessionária me criou problemas de uma reprogramação não melhor especificada falando de códigos de máquina (chassi? motor? sei lá). Procuro quem saiba mexer com os softwares, ou seja, que me possa dar uma indicação.

#33 ·
...esta é uma ótima notícia[:D]

Estou montando um quadro R1200R e minha moto sem CPU (após modificar o bloco esquerdo) tem a CPU, perfeitamente funcional em todas as suas partes, sem adição de sensores e vários acessórios....?[:0]

...ah! exceto para o "ASA"

...em outro post, eu também li que o display de nossos javalis sem CPU, uma vez removido o plástico preto que o cobre, é idêntico em tudo ao display das motos com CPU!

#34 ·
Eu também tinha notado que, ao abrir a instrumentação, havia todo o visor. Provavelmente falta algum chip ou é apenas uma questão de software a ser atualizado, não sei!!! E então a única tampa de vidro original da BMW custa o preço de um galpão. Preferi comprar uma instrumentação usada, mesmo que seja de uma r1200r e não me arrependo, sinto muito que os revendedores inventem mil desculpas para não querer reprogramar ou redefinir uma instrumentação. Não é assim que se fideliza a clientela.

#35 ·
Tente contactar outra concessionária, comece por reclamar do comportamento inexplicável de alguns concessionários e coloque-os contra a parede. Gostaria de entender por que eles não deveriam executar o trabalho se você os paga, o que eles se importam se você quiser reprogramar uma centralina (pelo que lhe pedirão uma fortuna), ou se você quiser montar molas novas para o garfo, ou se você quiser trocar todas as lâmpadas da moto, eles trabalham, apresentam a conta e você paga, no final muitos sorrisos de circunstância e um "sempre à sua disposição" que te faz sair feliz como a Páscoa. Normalmente funciona assim entre pessoas sérias.

#36 ·
Li no fórum da quellidellelica que com o GT1 é possível ativar ou desativar algumas funções simplesmente colocando-as em FROZEN. Portanto, acredito que não é um trabalho tão difícil e caro. Tenho a sensação de estar diante de alguém que acredita ter o ovo de ouro ou ser o único neste planeta. Tentarei com outros amigos bmwistas entrar em contato com as concessionárias das províncias vizinhas, agora entendo por que os amigos mudaram de concessionária.

#37 · (Edited)
Notei que ao abrir os comandos esquerdos, existem todos os interruptores. Um é para o computador, um aciona as 4 setas e um não comanda nada!!!!! Deste interruptor partem os fios que vão para a fiação da moto. A dúvida é: para onde vão esses fios? Não é que a instalação da F800S tenha outros usuários? Ou é simplesmente uma preparação para acessórios futuros? Alguém notou se existem cabos com conectores perto do amortecedor traseiro? Suspeito que, se houver conectores perto do amortecedor traseiro, sejam os da ESA. Portanto, a fiação da F800 é comum com outros modelos BMW. Alguém tem o esquema elétrico da moto?