BMW F800 Forum banner

TPMS com defeito ou necessitando de redefinição

1 reading
11K views 36 replies 11 participants last post by  Redned  
#1 ·
Olá a todos. Espero que alguém já tenha tido este problema antes. Estou em um passeio (foto abaixo) e meu sistema TPMS está mostrando um aviso. Verifiquei minhas pressões e elas são F2.5 R2.9. O sistema diz aviso F2.4 e R2.8. Adicionei um pouco de ar para fazer as pressões reais F2.6 e R2.9 e o sistema sabe que aumentei cada pneu em 1 bar e agora lê F2.5 e R2.9. Então, eles parecem estar fora por 1 bar.

Você acha que o sistema está com defeito ou pode ser reiniciado? Parece estranho que ambos os sensores de pneus estejam fazendo o mesmo. Aquele pequeno triângulo de aviso está me deixando louco. De qualquer forma, obrigado por quaisquer respostas. Rob

#3 ·
Uma ou ambas as baterias do TPMS podem estar a acabar? Em algumas versões do sistema, a bateria pode ser substituída e em versões mais recentes, como as usadas no meu RS, a bateria é selada no dispositivo e todo o TPMS deve ser comprado diretamente da BMW. Então você precisa de um revendedor autorizado para redefinir e calibrar o novo equipamento TPMS.

#4 ·
....a bateria é encapsulada no dispositivo e todo o TPMS deve ser comprado diretamente da BMW
Há clones baratos disponíveis diretamente da China, alguns não tiveram problemas em usá-los. Outros substituíram a bateria no TPMS original, limpando cuidadosamente o material de encapsulamento, soldando uma bateria nova e reencapsulando (geralmente com uma pistola de cola quente).

..... Então você precisa de um revendedor autorizado para redefinir e calibrar o novo equipamento TPMS.
Novos sensores TPMS podem ser codificados com o aplicativo MotoScan, sem necessidade de ir aos revendedores

#5 ·
Você sabia que o TPMS OE BMW falsifica a exibição da pressão de acordo com a temperatura?

German We Know Better Than You Engineering decidiu que a pressão dos pneus deve ser ajustada a frio em cerca de 20°C. Portanto, qualquer que seja a sua pressão real, eles exibem o que acham que seria na pressão a frio. Talvez eu não tivesse notado se a pressão exibida não estivesse diminuindo quando os pneus esquentassem. Causou-me a medição com um medidor portátil e, em seguida, a lembrar o manual do proprietário. Sua falsificação de pressão é defeituosa, eu prefiro ter a pressão não editada. Também dificulta a adição de ar a um pneu quente, encher pelo medidor ou pelo TPMS? Ensina-me a não confiar no TPMS para uma resposta absoluta, apenas uma resposta relativa.

Eu nunca vi a exibição da pressão do TPMS mudar com o desgaste da bateria. Não significa que não haja um design que mude com a condição da bateria. Que eu vi um sensor que exibe 35 PSI para 37 PSI de acordo com o meu medidor portátil sempre exibirá 35 para 37 até que a bateria acabe. Atualmente, tenho um no meu caminhão que exibe 1 PSI a menos do que os outros 3 quando todos são ajustados para o mesmo com medidores portáteis.

#6 ·
O sistema TPMS da BMW mostra a pressão absoluta no pneu ajustada não apenas à temperatura, mas também ao que seria ao nível do mar, porque o sensor fica dentro do pneu sem conexão com o exterior.

Em contraste, o seu medidor de pressão dos pneus mostra a diferença de pressão dos pneus entre a pressão dentro do pneu e a pressão do ar ambiente fora do pneu na sua localização atual, com base na elevação.

Confuso?

Aqui está um exemplo de 98lee em Pleasanton, CA no fórum BMW MOA:

A pressão atmosférica ao nível do mar é de 14,7 psi.

A pressão atmosférica a 8000' é de 10,9 psi.

14,7 - 10,9 = 3,8 psi.

O seu medidor de pressão diferencial dos pneus está a ler 3,8 psi abaixo porque está a assumir 14,7 psi de pressão atmosférica quando você só tem 10,9.

Ao nível do mar e a 20°C (68°F) de temperatura do ar, o valor do TMPS e o valor no seu medidor de pressão dos pneus seriam os mesmos.

O manual do proprietário explica como definir corretamente a pressão dos pneus usando um medidor manual de pressão dos pneus. Em suma, se o TPMS mostrar, por exemplo, 1 PSI muito baixo, você mede a pressão atual dos pneus e enche o pneu para 1 PSI acima da leitura do seu medidor de pressão dos pneus.

E toda essa confusão porque os engenheiros da BMW querem mostrar a pressão absoluta correta dos pneus DENTRO do pneu, o que realmente conta.

#7 ·
E toda essa confusão porque os engenheiros da BMW querem mostrar a pressão absoluta correta dos pneus DENTRO do pneu, o que realmente importa.
Não, os "engenheiros" da BMW estão regulando uma massa constante de gás no pneu, não uma pressão absoluta constante.

A pressão manométrica é a medida mais correta para a função do pneu. Precisamos da diferença entre a pressão interna e a pressão externa para manter a estrutura e o suporte do pneu. Quando a temperatura é de 40°F, a pressão será menor no pneu do que a 68°F, a menos que ar adicional seja adicionado. O pneu flexionará mais com a pressão mais baixa. Ele não se comportará da maneira desejada.

A pressão correta do pneu "frio" é definida em condições ambientais. Então, o pneu aquecerá em uso, as pressões subirão para os valores esperados quando engenheiros mais inteligentes determinaram a pressão "fria" correta.

#9 ·
Precisamos da diferença entre a pressão interna e a pressão externa para manter a estrutura e o suporte do pneu.
Isso não está correto! As mudanças na pressão do ar ambiente não alteram a pressão do ar dentro do pneu. O mesmo PSI dentro do pneu = a mesma força na parte interna do pneu para empurrar a parede do pneu para fora. Agora, se a pressão externa mudar muito, o pneu acabaria por deformar. Como os pneus do carro Tesla que a SpaceX colocou em órbita.

É por isso que os fabricantes de pneus usam algum material rígido dentro das borrachas do pneu para evitar que o pneu se deforme.

Sim, uma mudança de temperatura dentro do pneu altera a pressão do pneu.

https://www.goodyear.com/en-US/learn/driving-tips/tire-pressure-cold-weather:

"Para cada 10 graus de aumento de temperatura, espera-se que seus pneus aumentem em 1-2 libras de pressão."

#10 ·
Embora eu aprecie a preocupação do autor original sobre o TPMS não concordar com o seu medidor de pressão pessoal, a menos que haja uma grande diferença, não pense muito nisso. Em primeiro lugar, a menos que seja um piloto de pista ou um corredor, ou um piloto muito experiente, duvido que a maioria dos pilotos consiga dizer se os seus pneus estão 1 ou 2 psi acima ou abaixo da pressão "recomendada". Em segundo lugar, a maioria dos medidores de pressão disponíveis no mercado são um tanto imprecisos. Eu tenho três e todos dão leituras ligeiramente diferentes. Eu uso apenas um regularmente, e tendo encontrado as pressões dianteira e traseira que me servem usando esse medidor, é isso que eu uso para definir as pressões antes de andar. Em terceiro lugar, a menos que você tenha algum equipamento muito caro, o simples ato de remover o medidor do pneu provavelmente reduz a pressão no pneu em cerca de 1 psi. Eu sinto que o TPM é mais um dispositivo de segurança. Ele informa que as pressões estão na faixa correta e o avisará se houver uma queda repentina na pressão. Ande com segurança.

#11 ·
Embora eu aprecie a preocupação do OP original sobre o TPMS não concordar com o seu medidor de pressão pessoal, a menos que haja uma grande diferença, não pense muito nisso.
Bem dito. Mantenho as leituras do meu TPMS visíveis no primeiro dia ou mais após uma troca de pneus. Depois disso, olho para a leitura apenas ao abastecer com gasolina.

É um item de segurança para me dizer se há uma perda catastrófica de pressão de ar. Nada mais.

#12 ·
O TPMS certamente provou o seu valor no ano passado.
Ao regressar de um passeio - a cerca de 30 milhas de casa - um alerta do TPMS para baixa pressão no pneu traseiro.
Entrei na garagem mais próxima para verificar e aplicar uma reparação temporária.
Infelizmente, não consegui localizar os danos, pois o objeto já não estava no pneu.
O vazamento era lento, então enchi-o e fui para casa.
O TPMS tornou possível manter um olho na pressão. Precisou de mais uma recarga a 14 psi (aproximadamente 1 Bar) para chegar em casa.
Os danos (quando finalmente encontrados! - teve de ser imerso em água para o encontrar) estavam muito perto da borda para uma reparação permitida. Também estava mais de três quartos gasto, então era hora de um novo.
O TPMS alertou-me para um problema e permitiu-me monitorizá-lo.

#13 ·
Obrigado a todos pela vossa participação. Então, eu estava em uma turnê na Suíça e na Áustria, andando pelos Alpes, o que poderia explicar por que a leitura estava com defeito. Estava quente e eu estava em diferentes níveis do mar.

Usei vários medidores de pressão em garagens enquanto tentava descobrir o que estava errado. Todos eles liam pressões semelhantes.

Minha bicicleta está agora em casa e estou de folga, então verificarei minhas pressões quando voltar e atualizarei esta postagem. Acho que não disse que era um modelo de 2014, então as baterias podem estar acabando.

Obrigado novamente a todos. Rob

#14 ·
Olá Rob, com toda a honestidade, eu tive o TPMS em uma 1200 e agora na 800. Na verdade, tudo o que eu usei foi como um alerta para uma queda rápida de pressão, para me dar um aviso de emergência. Nunca me preocupei em substituir as unidades ou as baterias, embora seja certamente possível, e muitos proprietários realmente o fizeram.
Minha opção é comprar um medidor de pressão DECENTE e verificar as pressões você mesmo, a frio, em cada passeio.
TPMS para mim são apenas frescuras.
Saudações
Greg

#15 ·
Terror Australis. A maioria dos cartazes neste tópico concorda que os TPMs são realmente bons apenas para informar o condutor de que o pneu está a perder pressão (não necessariamente rapidamente....apenas que está abaixo de um nível predeterminado. Penso que cerca de 4 psi). Durante os meus 55 anos de condução, tive dois furos instantâneos (um quase fatal) e um certo número de fugas lentas. Mesmo o TPM não o salvará de um furo, mas um aviso de que a pressão está a ficar baixa (especialmente numa estrada sinuosa) pode muito bem ser a diferença entre chegar ou não. Se as pilhas do meu acabarem, vou substituir as pilhas ou toda a unidade.....é bom saber que aquela sensação vaga na última curva se deveu à superfície da estrada e não a um pneu mole.

#16 ·
Eu sei o quanto meus displays TPMS não compensados discordam do meu medidor de pressão manual. Raramente mais de 1 PSI. Posso saber com segurança "este precisa de 3 PSI". Não posso fazer isso com a BMW.

#19 ·
Eu só concordo que o TPMS com compensação de temperatura "Nós sabemos o que é bom para você" da BMW é bom apenas como um indicador relativo minuto a minuto.

A pressão "fria" deve ser definida na temperatura "fria" atual. Se estiver a 32°F e o pneu precisar de 38 PSI, ele não terá 38 PSI mantendo a banda de rodagem na posição usando a tela com compensação de temperatura da BMW. Ele terá o mesmo número de moles, independentemente da temperatura, usando a tela de pressão com compensação de temperatura. Mas não é isso que um pneu precisa.

Eu sei o quanto meus displays TPMS não compensados discordam do meu medidor de pressão manual. Raramente mais de 1 PSI. Pode saber com segurança "este precisa de 3 PSI". Não pode fazer isso com a BMW.
Eu li que a compensação é definida em relação a 68F/20C, mas temos certeza de que isso está correto? Dado que a moto possui um sensor de temperatura ambiente, pareceria muito fácil basear a compensação de temperatura nessa figura e não em uma constante que, se eu entender corretamente suas postagens Dave, deve, em parte, resolver suas objeções ao sistema.

Por interesse, fiz algumas verificações neste fim de semana, a temperatura ambiente era de 18-20C, a pressão fria dos pneus com o medidor deu 35,5/42,5 (dianteiro/traseiro). Saí e o TPMS mostrou 36/42, que mudou para 37/43 nas próximas 2 horas do meu passeio (não rápido, principalmente 30-50 mph no trânsito) voltei para casa e verifiquei a pressão quente e 38/46 com o medidor. Nesse cenário, eu diria que a compensação de temperatura tem algum valor, mas, claro, a temperatura ambiente era a mesma da temperatura que a BMW diz estar usando como sua temperatura relativa. Pode ser diferente se a temperatura estivesse consideravelmente mais fria.

Quando tiver tempo, tentarei codificar a compensação de temperatura para ver se o código faz o que diz.

No entanto, tudo isso dito, concordo totalmente com todos aqueles que acreditam que o TPMS não substitui as verificações manuais regulares dos pneus e o benefício real é alertar o motociclista sobre uma mudança na pressão (furo) antes que ela seja realmente sentida no manuseio.

#17 ·
Não estou interessado na medição absoluta. Existem apenas 2 que importam - o valor frio quando os verifico antes de um passeio e qualquer mudança rápida durante o passeio. Eu experimentei isso com o aviso aparecendo enquanto fazia 30 mph em uma vila, pouco antes de uma longa seção NSL e várias rotatórias. Eu preferia ver uma luz vermelha piscando no painel em vez de uma luz azul piscando seguida de uma viagem ao pronto-socorro. :)

#21 ·
Tudo de bom sendo postado, obrigado. Um problema irritante para mim era que a tela não saía da tela de aviso do TPMS ao andar. Eu queria ver quantas milhas eu tinha feito, mas não mostrava. Mais tarde, encontrei essa informação no meu GPS, mas posso nem sempre tê-lo comigo.

#22 ·
..............Um problema irritante para mim era que a tela não saía da tela de aviso do TPMS ao andar........
É muito simples desativar o TPMS no painel de instrumentos através do aplicativo MotoScan, você pode deixar toda a outra codificação associada ao TPMS sozinha, isso não causará nenhum problema. Eu tive isso durante a adaptação do TPMS. Meus sensores estavam na topbox esperando para serem instalados nas rodas na próxima troca de pneus, as vibrações da pilotagem, em algumas ocasiões, faziam com que o sensor alocado para a roda dianteira acordasse e enviasse um sinal de 0psi para a moto e eu recebia o alarme no painel. Deixo o cabo e o adaptador na minha topbox e o MotoScan está no meu telefone, então eu poderia ter feito isso na beira da estrada na próxima parada, o que eu teria feito se estivesse em turnê nos Alpes, como aconteceu, eu aguentei até chegar em casa, então resolvi, depois que os sensores TPMS foram instalados, reativei no painel de instrumentos e tudo funcionou bem.

Defina o RDC K70 como "desativado" e você não obterá nenhuma informação do TPMS no painel

Image

#23 ·
FWIW, as motos mais recentes com os TFTs permitem que você desative o aviso, mantendo uma leitura. Isso é para pessoas que fazem track days e esvaziam seus pneus a ponto de o aviso estar constantemente ligado.
Então, acho que ainda não mencionei, a temperatura pela qual está sendo compensada não é a ambiente, é a temperatura do ar no pneu, conforme medido pelo próprio transmissor TPMS. Isso ocorre porque a mudança de pressão com a qual estamos preocupados se deve ao aquecimento do pneu, e não ao dia ficando mais quente. Um pneu traseiro normalmente aumentará a pressão em cerca de 20% se configurado corretamente quando estiver na temperatura de operação. Uma pressão inicial muito baixa verá um aumento maior à medida que o pneu superaquece e uma pressão muito alta fará o oposto, pois o pneu nunca atinge a temperatura correta. A pressão dos pneus não é apenas sobre pressão, é sobre levar a borracha à temperatura de operação, dentro de uma faixa de pressão segura.

#24 · (Edited)
......a temperatura que está sendo compensada não é a ambiente, é a temperatura do ar no pneu, conforme medido pelo próprio transmissor TPMS.......
Isso não estava em desacordo, é contra o que está sendo compensado que está em debate, o consenso geral é de 20C/68F fixos, caso em que o argumento de N4HHE é válido, se a temperatura ambiente estiver nos extremos em que podemos andar, então o TPMS irá compensar incorretamente.

#28 ·
Pare de se obcecar com isso. Apenas verifique seus pneus com seu medidor normal, infle (ou desinfle) até a pressão recomendada e esqueça o que o TPM diz. Quem realmente se importa se a BMW compensa ao nível do mar, no topo do Monte Everest, na lua, ou se a temperatura no pneu é -3 ou 100. Se você realmente quer ser anal, reduza a pressão dos pneus mostrada no medidor em 1 psi para cada 5 graus C abaixo de 20 graus C de temperatura ambiente, ou aumente em 1 psi para cada 5 graus C acima de 20C. Como eu disse em um post anterior, duvido que muitos motociclistas consigam notar a diferença de 1 ou 2 psi acima ou abaixo da pressão recomendada.

#29 ·
Para mim, que vivo a 6.500 pés (2.000m), a diferença de pressão para o nível do mar é de -3,5 PSI. Qualquer passeio de moto é normalmente mais alto.

Usando um medidor de pressão manual em minha casa, meus pneus SEMPRE estariam com pressão abaixo de 3,5 PSI.

Vocês, moradores de terras baixas, não têm esse problema ao ajustar a pressão dos pneus perto do nível do mar.

Convido você a fazer uma viagem a Pikes Peak e verificar a pressão dos pneus com seu medidor de pressão manual. :shocked:

#30 ·
Para mim, que vivo a 6.500 pés (2.000m), a diferença de pressão para o nível do mar é -3,5 PSI. Qualquer passeio de moto é normalmente mais alto.

Usando um medidor de pressão manual em minha casa, meus pneus SEMPRE estariam com pressão abaixo de 3,5 PSI.

Vocês, moradores de terras baixas, não têm esse problema ao ajustar a pressão dos pneus perto do nível do mar.

Convido você a fazer uma viagem a Pikes Peak e verificar a pressão dos pneus com seu medidor de pressão manual. :shocked:
Seus pneus só estariam com pressão baixa se você descesse ao nível do mar. Você assume erroneamente que a massa de ar em seus pneus deve ser constante em todas as elevações. É a diferença de pressão entre dentro e fora que mantém o pneu na forma adequada, mantém a motocicleta em pé.

#31 ·
Você assume erroneamente que a massa de ar em seus pneus deve ser constante em todas as elevações.
É verdade! Eu não estou assumindo!

Aliás. estamos falando de VOLUME, não de MASSA. Contanto que o pneu não tenha um vazamento e o pneu não esteja abaulado, o volume no pneu permanece o mesmo - não importa a pressão ambiente. Daí a pressão NO pneu permanece a mesma.

#32 ·
Novamente estamos a divagar. Em nenhum manual que eu tenha visto ou possuído (carro ou motocicleta) sugere-se a alteração/verificação da pressão dos pneus com uma mudança de altitude. A BMW pode ter ou não criado alguns algoritmos sofisticados para o seu TPM, mas não recomendou a verificação da pressão se alguém ultrapassar, digamos, 2000m. Não tenho formação em física, mas se isso fosse tão importante, alguém já teria dito.

#33 ·
O manual do proprietário da minha F700GS 2017 explica exatamente como configurar a pressão dos pneus. Primeira vez que ouvi/li sobre isso depois de tantos quilômetros em pneus de borracha.

Se você usar uma pressão de pneu em altitudes de até 2.000 pés, a pressão no pneu pode estar até 1 PSI muito baixa - não é realmente significativo. Então, talvez essa seja a razão pela qual isso não é mencionado em um manual de carro/motocicleta?

Há muitas discussões como esta na Internet que explicam isso muito melhor do que eu posso fazer.

#35 ·
O manual do proprietário da minha F700GS de 2017 explica exatamente como configurar a pressão dos pneus. A primeira vez que ouvi/li sobre isso depois de tantos quilômetros em pneus de borracha.

Se você usar a pressão dos pneus em altitudes de até 2.000 pés, a pressão no pneu pode ser até 1 PSI muito baixa - não é realmente significativo. Então, talvez essa seja a razão pela qual isso não é mencionado em um manual de carro/motocicleta?

Existem muitas discussões como esta na Internet que explicam isso muito melhor do que eu posso fazer.
Um sensor TMPS dentro do pneu não mostrará que o pneu está inflado em altitude. Sensores TPMS externos podem ou não indicar a pressão do manômetro.

Um medidor portátil é sempre a resposta correta.

A vontade da BMW de "corrigir" a pressão exibida compensada pela temperatura só está correta ao nível do mar e a 68°F.

#34 ·
Existem algumas postagens realmente ruins neste tópico que são totalmente errôneas. Eu nunca pensei que a pressão dos pneus pudesse ser tão mal compreendida. Leve uma garrafa de água potável vazia com a tampa bem rosqueada em uma aeronave e observe o que acontece. Desaperte a tampa em altitude, depois rosqueie-a novamente e verifique a garrafa quando você pousar.

Enviado do meu SM-T813 usando o Tapatalk