BMW F800 Forum banner
21 - 40 of 1,148 Posts
Discussion starter · #21 ·
Obrigado Gaspare, com uma moto de 40.000 km? O dano já está feito?

A outra pergunta é: quais são os custos? Naquele site que você tinha linkado na outra discussão, falava-se em cem euros para mudar para um mosfet, além da substituição física da peça, é necessário fazer outras modificações ou bastaria desconectar e conectar o novo?
 
Alguns com essa quilometragem já o tinham queimado... Aqui é a sério, amigos!! http://www.advrider.com/forums/poll.php?do=showresults&pollid=5273 A estranha distribuição estatística depende essencialmente da "conduta" do proprietário: baixas velocidades de rotação e baixas cargas são veneno... Você viu os custos, e para a instalação é plug & play. Se você mandar fazer por um eletricista é melhor, visto que os pinos dos conectores são contados: eles têm alicates etc.
 
Gaspare, eu sei que é trifásico e isso também é bem visível na radiografia... O circuito mosfet com regulador embutido que postei acima deve ser colocado após o estágio retificador que, na verdade, converte as 3 fases alternadas em uma fase contínua que, neste ponto, bastaria regular para 13-15V... E parece que um único mosfet é suficiente neste ponto... ou estou subestimando algo?
 
Eu entendi o que você quer dizer... Além de colocar 3 proteger você contra a falha de um único ramo (aqui é deformação profissional, para mim), a razão pode ser simplesmente a redução da ondulação... mas a julgar pelo esquema, o sinal de gate é síncrono nos três ramos, então, em teoria, nada muda.

Verifique apenas o custo e o desempenho dos componentes, por precaução, mas nada impede o MosFAT [:eek:)]
 
Os custos desses componentes parecem insignificantes e, se funcionar, você acaba com um regulador excelente, superdimensionado e duradouro a baixo custo....
Isso me parece bom demais para ser verdade...
 
I costi li hai visti, e per l'installazione si tratta di un plug & play.
@ Gaspare : Agora está tudo muito claro. Talvez eu tenha perdido alguma coisa. Não entendo a que você se refere quando diz "i costi li hai visti". Você pode me fornecer os detalhes do fabricante do AM com Mosfet??? Se não custar uma fortuna, já foi substituído !!!!! Azz. não existe mais a BMW de antigamente. Eu teria pensado em tudo, menos em um circuito semelhante.........
 
Discussion starter · #28 ·
gaspare refere-se ao fato de que a discussão foi iniciada na discussão sobre a programação da centralina, onde ele havia linkado para um fabricante de reguladores (aftermarket, acredito).
 
Fiz um pequeno teste no regulador defeituoso...
Liguei-o a 220 para ver se o estágio retificador ainda funciona...
Claro que a corrente saltou, porque os SCRs fizeram o shunt na tensão doméstica
(então eles ainda estão fazendo seu trabalho corretamente)
Então eu cortei os jumpers dos GATEs que davam o consentimento ao curto e a corrente não saltou mais...
E aqui está que a tensão a jusante do retificador chega contínua...

Image


Então, se os SCRs ainda estavam funcionando e se a ponte retificadora ainda funciona, parece que o elo fraco é o regulador
que provavelmente sempre colocava os SCRs em curto e a tensão de saída era insuficiente...
Pense em como a bobina do estator se alegra nessas condições, que sempre trabalha em curto....

Observe a perda do retificador, na entrada eu meço 230V com meu testador barato
Na saída contínua há 205v, então 25V (10%) se perdeu no caminho e vai acabar em calor...
 
Mas no meu caso, corro o risco de ter algo melhor, mesmo comprando um LM7815 e um MOSFET de 50A... e talvez nunca mais salte....

Belinassu, sabe de uma coisa? Que com os três MOSFETs economizaram os três diodos da meia onda negativa na ponte trifásica.
Obviamente, o custo de 3 MOSFETs é inferior à soma dos três diodos e do MosFAT: sabe que em grandes números, alguns centavos fazem a diferença, né?

@ kayak: exato... perdoem a "dissipação" de informações, mas estamos no assunto... [:D]
 
Belinassu, negativo (relativo à medição CC)... com esta ligação, a tensão resultante deve ser bem superior à eficaz da alimentação CA.
Certamente há algum diodo kaput, então dói-me apontar o dedo inquisidor para o testador, mesmo que seja seu amigo.
Quando existem situações em que existe uma ondulação consistente (e é o nosso caso), os económicos entram em parafuso e medem por alto!

Para a solução FAT, eu estava apenas tentando entender por que a solução com os três Mosfets foi adotada... a sua também funciona muito bem (desde que o gate - repito - seja síncrono nas três fases).
 
Na verdade, se essa é uma ponte de diodos, com 220 Vef, você deve ter um valor de nivelamento das duas semi-ondas de pelo menos 300 V. (Não conheço o tipo de diodo, mas supondo uma queda de pelo menos 2 V por diodo), são cerca de 220 x 1,41 líquido da queda. Talvez 1 diodo não esteja funcionando.
 
...quasi quasi mi imparo la lezione e gliela spiattello al concessionario... così tanto per fare un po' di casino... Certo che siete dei tipi mica da ridere... (è un complimento!) Comunque viste le previsioni, andrò a mettere in letargo la moto... al regolatore alla Iat e alla centralina ci penserò nel 2013.. Vi seguo con riverente ignoranza.
 
Se você olhar para a radiografia, entenderá que era mais conveniente colocar 3 mosfets pequenos em vez de um grande.
Além disso, eles funcionam como diodos retificadores em sua meia onda de relevância.
No que diz respeito à ponte retificadora, farei mais 2 testes, desacoplando completamente os SCRs (agora só removi o gate) para ver se não são eles que dissipam mais do que o necessário.
 
Certamente os SCRs estavam incomodando porque toda vez que eu mudava a fase para fazer o teste (teste de 3 fases com uma tensão monofásica doméstica),
a corrente caía na primeira tentativa e segurava na segunda... e excluindo-os completamente, não faz mais isso.
Mas as tensões, mudando todas as fases, permanecem sempre em torno de 205V.
Na minha opinião, a queda pode estar lá se você considerar que não é uma ponte de 4 diodos, mas de 6 diodos e eu só alimento uma fase.
 
Não... se você se der ao trabalho de dissecar os diodos, verá aquele/aqueles gnecco/chi.
Os diodos dissipam se percorridos por corrente, portanto os inativos da ponte trifásica (alimentada em monofásico) obviamente não apresentam absorções, nem quedas, nem muito menos perdas sensíveis.
Então, falando daqueles ativos, a queda típica é de 0,7V... não esperamos mais do que o dobro na CC.

A sensação, no entanto, é que estamos todos nos perdendo em um copo d'água: seja bom... eu entendo sua curiosidade assassina, mas olhe para o futuro! [:)]
 
21 - 40 of 1,148 Posts